Triquetra

O nome triquetra significa “que tem três faces ou três ângulos“.

Este é um símbolo celta muito conhecido que representa a triplicidade. Na tradição celta, acredita-se que tudo neste mundo veio em 3, como por exemplo:

  • Os fenômenos de natureza: nascimento, vida e morte
  • Passado, presente e futuro
  • Espiritual, mental e físico
  • Mercúrio, Enxofre e Sal dos alquimistas
  • A trindade Hindu: Brahma, Vishnu e Shiva
  • Três faces da Deusa – Donzela, Mãe e Anciã
  • Três faces do Deus – cornífero, Green Man e Senhor das Sombras
  • Três vocações de um Druida: Bardos, Ovates e Druidas
  • Três elementos (de acordo com a crença dos celtas): o Céu (ar), a Terra (terra e fogo) e o Mar (água)

A triquetra era um símbolo muito comum na civilização celta devido o seu enorme poder de proteção, em que demonstra ciclos e a continuidade da natureza e da vida. Ela pode ser encontrada inscrita em pedras, capacetes e armaduras de guerra.

O círculo no meio representa a perfeição e a precisão, assim como a ligação entre os 3 elementos. O circulo em muitos sistemas de crenças é usado também para retratar a eternidade.

No Cristianismo esse símbolo tem sido usado representado o Pai, Filho e Espirito Santo. Essa forma representa a unificação dessas três entidades. por isso é chamada Santíssima Trindade.

Entendendo a formação da Triquetra (Pela geometria sagrada)

Vamos pegar como referência o símbolo da vesica piscis. O primeiro círculo é o 1, o segundo círculo é o 2, e a interseção dos dois gera o 3.

O numero 3 significa criação e o começo de algo novo.

O Todo deseja expandir ainda mais e decide criar um terceiro circulo. Ele quer experimentar mais aspectos da existência. Agora teremos 3 círculos:

Se excluirmos algumas das linhas que se cruzam dentro desse circulo, você irá obter a triquetra. Ou seja, a triquetra é a interseção de 3 Vesica Piscis.

Mas por que 3 círculos? Por que não 4?

Na espiritualidade, o número 3 refere-se a Mestres Ascencionados (grandes mestres espirituais que uma vez andaram sobre a Terra, assim como várias divindades de religiões), assim como também é a Conexão com Jesus.

Vamos considerar que o circulo a esquerda é o Divino Feminino e o da direita é o Divino Masculino. Quando esses dois Divinos formam a Vesica Piscis, eles dão luz ao equilibrio, harmonia, respeito, integridade, igualdade. São os sagrados despertos!

Mas se você quiser expandir mais ainda a criação deste sagrado unido, será feita a criação de um terceiro circulo. O circulo de número 3 vai representar a criança, e os 3 representam a conclusão da criação.

Relação com a numerologia

Observe como a triquetra se encaixa bem dentro de uma forma triangular. Em cada canto do triangulo sabemos que as medidas são as mesmas, que é de 60º.

60 x 3 = 180

1 + 8 = 9

O número 9 na numerologia significa o fim de um ciclo, a conclusão. 

Dividindo o número 9 por 3, representado os 3 lados do triangulo, o resultado é 3. E como já vimos, 3 é o numero da triquetra.

Perceba que conseguimos até mesmo ter uma harmonia numerológica a respeito deste símbolo, e através dessas reflexões numéricas encontramos a sequencia 369 de Nikola Tesla.


Esse símbolo me traz muita conexão, principalmente porque todos os aspectos citados aqui possuem afinidade comigo.

Espero que tenha gostado deste ensinamento.

 

Com amor,

Mandy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog contém singelos escritos, partilhas e saberes. Este espaço é um pouquinho do que estudo, penso e descubro durante meus dias 🌹